O caminho dos Anjos que conduz à Serenidade
Publicado por dia
Um dos segredos da felicidade é ser feliz desde o acordar. Assim, você corta o infortúnio pela raiz, o qual não tem tempo para espalhar o seu veneno em sua mente. Em seguida, é preciso manter este estado de espírito durante todo o dia, para viver o mesmo bem-estar.
Um provérbio popular diz “que um bom dia começa com uma boa noite!”. O que já foi confirmado por vários estudos científicos.
De todo modo, é fácil entender que se você tem dificuldades para dormir, se você acorda durante a noite de maneira intempestiva, se tem insônia… então evidentemente você terá dificuldades em recuperar a fadiga da véspera, a descansar seu corpo e a recarregar a energia!
Assim, para se preparar para um bom dia, faça isso desde a véspera, organizando uma boa noite com conselhos simples. Dessa maneira, o sono poderá desempenhar de modo mais eficiente sua função de recuperação da fadiga física e psíquica. Ele recarregará suficientemente, em energia, sua mente e organismo.
A primeira coisa a fazer é deitar-se em um ambiente agradável, em um cômodo calmo, pintado com uma cor agradável, bem decorado com objetos, desenhos e/ou quadros agradáveis à vista…
Depois disso, deite-se em um horário razoável, de modo regular, respeitando seu tempo necessário de sono. Ele é diferente de pessoa para pessoa. Diz-se que os adultos precisam de menos horas de sono do que as crianças, mas, na verdade, isso depende de cada um. Alguns se recuperam com quatro horas de sono, enquanto outros precisam de oito horas. Respeite seu tempo de sono.
Da mesma maneira, faça uma refeição leve pelo menos quatro horas antes de se deitar, para não ir para a cama com o estômago cheio ou logo após uma refeição muito pesada. O que causaria uma digestão difícil e desconfortável para o processo de adormecer.
Se você vai para a cama se sentindo angustiado ou com preocupações vindas de problemas não-resolvidos ou pensando nas dificuldades que esperam por você no dia seguinte, de nada adianta ficar ruminando estes fatos, pois isso só impedirá você de encontrar o sono rapidamente ou de dormir com serenidade.
Assim, neste caso, ao invés de ficar rolando na cama, pensando nos problemas, faça todo o possível para refletir de modo positivo na resolução deles, confiando em si para isso.
Se não conseguir encontrar a solução tentando dormir, diga a você que a noite lhe trará os conselhos e que na manhã seguinte, ao acordar, você terá as soluções para os seus problemas. Esta técnica chamada de incubação noturna, dá excelentes resultados!
A técnica da incubação consiste em expor o problema ao seu espírito e pedir a ele que lhe forneça a solução. A partir de então, você para de pensar neste problema e passa para outro pensamento ou atividade.
Na maioria dos casos, as soluções aparecem pouco tempo depois. Em geral, ao utilizar a técnica da incubação noturna, você tem respostas para suas perguntas já na manhã seguinte ou durante o dia.
Do mesmo modo, ao acordar, tire alguns minutos para pensar no seu dia, organizando-o antecipadamente, de maneira agradável e com sucesso. Assim, você deverá ter as soluções para os problemas submetidos ao seu espírito na véspera, pela técnica da incubação noturna.
Depois disso, antes de se levantar, relaxe todo o seu corpo, alongando membro após membro (braços, pernas, e depois todo o corpo), como fazem aos gatos ao acordarem. Esta prática relaxa as tensões musculares e psíquicas.
Levante-se sem pressão, calmamente, sem movimentos bruscos, apreciando plenamente seu ambiente de dormir pelo tempo que for necessário para você. Depois disso, aplique, etapa por etapa, seu plano para este dia, com as soluções positivas destacadas na véspera, durante o sono ou ao acordar nesta manhã.
À medida em que você se habituar a adotar este novo comportamento, a se levantar com o pé direito psicologicamente, seus dias serão cada vez mais felizes e você conseguirá, consequentemente, melhorar sua existência. E será assim todos os dias, se você continuar praticando.
Desse modo, com o tempo, você terá cada vez menos problemas e os solucionará mais facilmente, pois os verá não mais como eventos dramáticos caindo do céu de modo injusto, mas como provações a serem ultrapassadas para o seu fortalecimento.