O caminho dos Anjos que conduz à Serenidade
Publicado por dia
Todas as formas (círculo, quadrado, triângulo…) emitem vibrações que têm uma influência sobre nosso ambiente, nosso corpo e nosso espírito. O círculo faz parte das formas mais simbólicas no campo espiritual e das mais práticas no campo material. Uma compreensão das propriedades do círculo é de grande ajuda para entender o mundo que nos cerca e para encontrar seu caminho.
Todas as formas geométricas emitem ondas que podem ser benéficas para o meio ambiente e para o Homem. Esta é a teoria das ondas das formas.
Não é por acaso que certas formas são privilegiadas pela humanidade, através do tempo e do espaço, desde seu começo. Assim, entre as formas, entre as mais benéficas encontramos principalmente: o triângulo, o quadrado e o círculo.
O círculo é o símbolo da perfeição, da pureza, da estética. Além disso, o fato de não ter nem início nem fim faz dele o símbolo da eternidade e do divino.
Devido ao seu simbolismo universal, o círculo é empregado tanto na arquitetura quanto nas artes, nas religiões e também nas áreas da espiritualidade em todo o mundo. E isso ocorre desde sempre.
O círculo está naturalmente presenta na natureza como um símbolo do cosmos. Um lema esotérico diz que “Tudo o que está no Alto é como tudo o que está em Baixo e tudo o que está em Baixo é como aquilo que está no Alto.”
Em outras palavras: o infinitamente pequeno (o mundo material) espelha a imagem do Infinitamente Grande (o cosmos e o mundo espiritual)!
Do mesmo modo: ao compreender o sentido dos símbolos que formam e povoam nosso ambiente, podemos entender os mistérios que se escondem para além das aparências e no Universo.
Sendo assim, no que diz respeito ao círculo: suas representações simbólicas e naturais nos permitem compreender também tanto o funcionamento do Universo quanto o nosso próprio.
Entre os mistérios das formas na natureza, a questão é que elas frequentemente adotam uma forma perfeita de modo natural em seu ambiente.
Assim, basta olhar para o céu para admirar a forma do círculo nos inúmeros astros e planetas, a começar pelos astros do sistema solar e, principalmente, os dois mais importantes: o Sol e a Lua.
Da mesma forma, descrevemos as revoluções ou danças dos planetas no Universo como elipses, que são quase círculos.
Encontramos o círculo também em muitas flores, em algumas algas, na forma das células humanas, nos cristais…
O círculo de encontra também na área da religião e da espiritualidade. Assim, as auréolas dos santos são formadas por círculos e as rosetas das catedrais são frequentemente inscritas em círculos.
O círculo é encontrado também nas mandalas (figuras sagradas destinadas à meditação) das tradições budistas, principalmente tibetana.
Da mesma forma, na China antiga, a união do Yin e do Yang (simbolizando a união dos princípios masculino e feminino) era representada por um círculo com uma parte branca contendo um ponto negro e uma parte negra com um ponto branco.
Na maioria das crenças asiáticas, o círculo permite representar os símbolos de unidade, do cosmos e de Deus ou dos Deuses.
Falamos assim, da Roda da Existência em várias tradições para evocar o destino humano, como, por exemplo, a Roda de Samsara, que simboliza a sucessão das existências no hinduísmo e no budismo.
Da mesma forma, o círculo desempenha um papel muito importante na arte, nas ciências e na matemática. Esta é a prova de que esta forma geométrica desempenha um papel fundamental em nossa vida e nosso ambiente.