O caminho dos Anjos que conduz à Serenidade
Publicado por dia
Ele acontece uma vez por ano, na primavera: é o momento onde o dia e a noite são iguais. Este acontecimento tem um “irmão gêmeo”: o equinócio do outono. Mas o que acontece exatamente durante este momento tão especial a que chamamos de equinócio da primavera?
A palavra equinócio designa um acontecimento astronômico que acontece duas vezes por ano e durante o qual o dia e a noite têm exatamente o mesmo número de horas.
A palavra equinócio provém do latim “aequus” que significa “igual” e de “nox, noctis” que significa “noite”. É então o momento onde o dia é igual à noite.
A Terra gira ao redor do Sol e muda de posição todos os dias do ano. Na sua rotação anual, existem dois momentos essenciais: os equinócios da primavera e do outono. Nestes momentos precisos, o Sol passa exatamente pelo Equador. Os dois hemisférios da Terra encontram-se então iluminados de forma idêntica, o que não é o caso durante o restante do ano.
No equinócio, o dia e a noite têm duração idêntica, seja qual for o lugar onde você se encontrar na Terra.
O equinócio da primavera acontece entre 19 e 21 de março. É igualmente a data do início oficial da primavera para o hemisfério norte.
De fato, o equinócio não é uma simples curiosidade astral. Trata-se de um acontecimento que tem significado muito rico.
Ele remete primeiramente para uma das celebrações mais importantes da tradição cristã: a Páscoa. Essa festa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia após o equinócio da primavera. Celebra-se Cristo que venceu a morte, sendo então a festa da vitória da luz sobre as trevas.
Segundo a tradição, o equinócio da primavera encontra-se sob a proteção do arcanjo Raphael, portador da esperança.
Mas o equinócio da primavera é igualmente a festa da renovação no sentido mais amplo: a renovação da natureza e de todos os seres humanos. A primavera é o momento em que a vegetação começa a renascer, as temperaturas são mais amenas e as paisagens mudam e se enchem de belas e vivas cores.
A natureza está em festa e nós deveríamos estar também! De fato, se essa energia da renovação reina em todo o planeta, nós deveríamos nos beneficiar dela para nos regenerarmos.
Inúmeras tradições e rituais ligados ao equinócio da primavera são praticados em todo o mundo: meditações, exercícios respiratórios, comunhão com a natureza, tudo é bom para purificar a sua energia e dar novo impulso à sua vida.
O equinócio da primavera é sem dúvida um acontecimento astral raro, ele acontece apenas uma vez por ano. Mas é principalmente uma oportunidade para termos consciência da chegada da primavera. Devemos aproveitar essa energia de transformação para também renovarmos os nossos hábitos e (por que não?) para organizarmos alguns aspectos da nossa vida.